Sustentar o desconforto de deixar o outro DESCONFORTÁVEL

Ei, você! Já sentiu esse desconforto? Sabe do que eu estou falando? Então, vamos refletir juntas!

Durante os atendimentos, trabalhando na autoestima de diversas mulheres, percebo o quão desafiador é sustentar esse desconforto em nós mesmas para priorizar a nossa saúde mental, o nosso limite e o próprio nosso bem estar… Se somos ensinadas a ceder desde cedo, entendemos que esse é o nosso padrão, o ideal para sermos “aceitas”. Seguimos cedendo mesmo que isso custe nossas escolhas, nossas vontades, nosso desejo. Nos adaptando ao outro e sem nos conhecermos ou atentarmos a importância de nos escutarmos nos pequenos momentos do dia.

E o medo da reação do outro por vezes, nos impede de enfrentar nesse novo cenário. Por vezes, criamos os piores cenários possíveis na nossa cabeça, sem conseguir olhar para aqueles pensamentos e avaliar se existe probabilidade daquilo acontecer na realidade ou não. E como isso, o nosso cérebro vai buscando o cenário mais familiar e confortável possível para não ter que lidar com uma grande mudança de comportamento em nossas vidas.

Então, o quão difícil é para você hoje, sustentar esse desconforto da mudança? Ao invés, de dizer sim para o outro, começar a dizer não, parece controverso, não é mesmo? Até mesmo errado em muitos momentos. Começar a pensar nas suas necessidades, começar a se escutar mais vezes, começar a refletir no que você quer ou como você se sente. Isso pode ser muito desafiador, principalmente, quando não sabemos por onde começar a mudar… Se você sente essa dificuldade ou está se identificando com essas questões em sua vida nesse momento, e sente que precisa começar a se conhecer, começar a impor limites, e trilhar uma vida que faça sentido para você. Permita- se buscar esse momento de autocuidado com a terapia. Busque ajuda para lidar com esses desconfortos da vida e para entender como isso afeta suas escolhas hoje.

Como a Psicoterapia pode te ajudar?

Ao desenvolver o autoconhecimento na terapia, você conseguirá identificar seus próprios padrões de pensamentos que te levam aquela escolha familiar, sendo assim, poderá avaliar e escolher com mais calma e se escutando nos momentos necessários até que isso vire seu novo padrão. Vamos desenvolver em conjunto sua autoestima, sua autonomia e seu autoconhecimento, respeitando seus limites e suas necessidades.

Quer saber mais? Entre em contato comigo pelo Whatsapp e tire suas dúvidas!

Com amor e carinho, Sonaira Lamosa

Psicóloga Clínica 06/181767

× Como posso te ajudar?