Além de lidar com a nossa própria mudança, precisamos sustentá-la diante dos outros.
Você já precisou dizer: “Pois é, eu mudei!”? Mudei de ideia, opinião, gosto, emprego, namoro, de vida. Parei com um comportamento que não estava me fazendo bem. Mudei e agora você precisa lidar com a minha mudança.
Encarar uma mudança na vida pode ser assustador, mas sustentar essa decisão para as pessoas ao nosso redor pode ser ainda mais desafiador. Se já é difícil para nós aceitar uma mudança, imagine para quem está do outro lado, recebendo essa novidade “do nada”. A verdade é que a opinião dos outros não está sob nosso controle. Precisamos focar no nosso próprio comportamento. Contudo, deixar de lado a opinião alheia pode ser complicado quando passamos a vida toda ouvindo e sendo influenciados por ela, certo? Vejamos a seguir:
Vamos refletir sobre a origem dessa mudança?
Essa mudança é para você ou para o outro? É algo que você está fazendo para se ajudar ou para agradar outra pessoa? Vai melhorar sua vida? Está focada no seu bem-estar, saúde mental e qualidade de vida? Pense bem! Se a mudança for para agradar outra pessoa, talvez seja necessário repensar. Mas se for para você, então ela certamente vale a pena! Esse desconforto inicial faz parte do processo de adaptação ao novo posicionamento.
Se você quer saber mais como a psicoterapia pode te ajudar a lidar com mudanças e a fortalecer seu posicionamento, entre em contato comigo! Estou aqui para apoiar você nesse processo!
Com amor e carinho, Sonaira Lamosa Psicóloga Clínica 06/181767