Vamos refletir sobre nossas relações?

Vamos refletir sobre nossas relações

Vou te contar uma história!

Pense que pegamos um sapo e colocamos dentro de uma panela com água fria, o sapo maravilhado com aquela “lagoa particular” começa a relaxar e curtir seu momento. Só que com o tempo vamos aumentando a temperatura dessa panela e a água começa a se aquecer gradativamente. O sapo para não perder aquele momento, vai se adaptando a temperatura da água até que chega no momento que a água está fervendo e ele cansado demais para sair dessa panela.

Acredito que já deva ter escutado essa história em algum momento da sua vida. Mas você já refletiu como essa parábola pode refletir nossas relações? Vamos pensar?

Dentro dos primeiros momentos da relação (qualquer relação) vamos nos adaptando para conhecer o outro e nos expor aos pouquinhos. Vamos adaptando as novas mudanças e rotinas. Vamos aos poucos conhecendo o outro em um nível mais profundo e encarando as expectativas vs a realidade que criamos lá no começo. Pode ser que dê o tempo para o outro começar a mostrar um lado diferente, um lado que pode te machucar, um lado que pode te dar gatilhos e um lado que faça você repensar se vale a pena pular dessa panela ou não porque já esta cansada de se adaptar o tempo todo. E já deu tempo para criar inúmeras memórias boas e positivas, o que é mais uma briga, não é mesmo?

Isso não só serve para relações, como ambientes familiares, sociais e de trabalho. Vamos minando nossa saúde mental para nos encaixar ou nos adaptar nessa nova relação ou ambiente.

Será que estamos nos adaptando em ambientes nocivos para nossa saúde? Será que estamos naturalizando alguns comportamentos ao longo dessa relação? Será que estamos mais preocupados em agradar o outro do que nos agradar?

Pense nas suas relações e faça essa reflexão. Se tiver algo te incomodando ou que gostaria de trabalhar, busque a terapia. A terapia vai te nortear nesse autocuidado e desenvolvimento das suas relações ❤️

Com amor e carinho, Sonaira Lamosa Psicóloga Clínica 06/181767

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?