O tal do ‘processo’

Você já deve ter escutado a seguinte frase: “você precisa respeitar o processo” e “tenha calma e confie no processo” ou “é o processo, relaxa e aproveite”.

Já ouviu, não é? Mas o que isso significa???

O processo acontece nas entre linhas, às vezes, nem sabemos que estamos no processo até estar e perceber isso (risos). Gosto de acreditar que o processo tem começo, meio e fim, assim como tudo na vida. Mas quando se trata do nosso desenvolvimento, da nossa evolução, o fim do processo pode ser o fim da nossa vida. E se isso faz sentido, pode ser que o processo dure nossa vida toda…

O tal do processo pode ser frustrante, irritante, confuso e às vezes, adoecedor. Pode dar medo, ser intenso e trazer uma sensação de estar perdido (quase que o tempo todo). Mas também pode trazer muito aprendizado, experiências, paciência, afeto e gentilezas. Pode trazer mais atenção aos detalhes e uma forma muito individual de apreciar a vida. Tudo depende da sua busca.

O que seria da vida senão um longo processo com diversas emoções e experiências??

Então, respeitar e ser mais gentil é entender que seu processo é único porque sua história também é! É respeitar sua vida, suas escolhas, seu ritmo, suas ideias e seus objetivos. Pensar com esse olhar você pode tornar muito mais leve as coisas. Isso faz sentido para você? Espero que sim.

Com amor e carinho, Sonaira Lamosa

Psicóloga Clínica 06/181767

× Como posso te ajudar?