Não se culpe por…

Desacelere por um momento e mergulhe comigo nessa reflexão:

Trecho do livro – Aurora o despertar da mulher exausta – de Marcela Ceribrelli que diz:

Trecho do livro – Aurora o despertar da mulher”A verdade é que ninguém nos preparou para o mundo de agora, então não se culpe por passar por ele de forma imperfeita.”

Exigir que saibamos como “reagir” ou que precisamos agir de uma determinada forma em qualquer tipo de situação, é criar e alimentar uma (auto)cobrança quase que infinita e de grande peso emocional, não concorda? Eu vejo muitas pessoas se cobrarem por determinada situação que 1. já aconteceu, não dá mais para voltar e 2. foi vivenciada pela primeira vez. Não estamos “tão preparados” para tudo e se sentir perdido na vida, de certa forma, é entender isso (tá tudo bem, viu?).

E precisamos entender que: A ideia que podemos errar, não significa que estamos vivendo uma vida errada.

Você já sentiu essa angústia? De se cobrar por determinada reação por algo que você não estava esperando? Acredito que a maioria pode se sentir representada por essa reflexão. Vamos tentar mudar essa perspectiva? Podemos refletir sempre com nossas ações e entender – o que poderíamos ter feito de diferente – e usar isso como um repertório para o futuro. Podemos entender que ter reagido de uma certa forma pode nos ajudar no nosso próprio desenvolvimento e crescimento pessoal. Podemos entender o motivo de termos reagido assim e trabalhar outras possibilidades na terapia. Podemos refletir sobre nossa gentileza com nós mesmas e melhorar isso a cada dia.

Se você se identificou com essa reflexão, compartilhe com alguma amiga e conversem sobre isso.

Com amor e carinho, Sonaira Lamosa

Psicóloga Clínica 06/181767

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?